Compreender a importância do aleitamento materno, seus benefícios e desafios é uma tarefa que, não somente às mães, cabe a todos nós. Por isso, mais que conscientizar sobre o incentivo à amamentação, a Unimed Nordeste-RS criou uma agenda ao longo da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2023 para debater também o papel dos profissionais de saúde e da rede de apoio, agentes essenciais na promoção do suporte tão necessário para as mulheres que amamentam.

 

Saiba mais: mais de 100 mamães que derem à luz no Complexo Hospitalar Unimed vão ganhar almofadas de amamentação produzidas pelo Banco do Vestuário de Caxias do Sul

Funcionárias da Unimed Nordeste-RS e seus bebês estrelam exposição que simboliza importância do aleitamento materno; veja fotos

 

Na tarde da última quinta-feira (3), um workshop especial foi realizado no Auditório Dr. Ricardo Casara, no Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS. A programação abordou os direitos das famílias, os deveres das organizações e o papel dos profissionais no acolhimento das mães e na garantia de um retorno à rotina de trabalho mais saudável e positivo, para a mulher e o bebê.

 

Este é um compromisso que permeia o conhecimento sobre a realidade de cada bebê, das famílias, as mães e as empresas onde trabalham, como explicou Anna Carolina D’ucarmo Bezerra, fonoaudióloga do Serviço de Nutrição e Dietética do Complexo Hospitalar Unimed:

 

“Muito se fala na importância de manter a amamentação, mas será que a gente busca informação correta sobre os direitos das mães, sobre a coleta do leite, como extrair, armazenar e ofertar ao bebê, quando se retorna ao trabalho?”, provocou a profissional, que trouxe conteúdos sobre a legislação brasileira relacionada ao tema.

 

Ao longo do workshop, os participantes também puderam trocar experiências sobre suas próprias vivências enquanto mães e sobre outros cases de famílias atendidas, trazidos por Leila Reckziegel, enfermeira da Medicina Preventiva responsável pela Central de Vacinas e pela enfermagem do Grupo de Gestantes da Unimed Nordeste-RS:

 

“Quando a gente fala em amamentação, é alguém que não sabe ensinando alguém que também não sabe (mãe e bebê). Não podemos dizer ‘você está fazendo errado’. Muitas vezes, chegaram até mim mães que não conseguiam amamentar e eu perguntava ‘me mostra como você está fazendo’, aí elas conseguiam. Às vezes, ela só precisa ouvir ‘você está fazendo certo’.”

 

Na Unimed Nordeste-RS, o Grupo de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno está sempre pondo em prática ações que dão mais suporte às mães funcionárias e pacientes. Exemplo disso é o lactário do Complexo Hospitalar, espaço onde elas podem coletar o leite com mais conforto, segurança e cuidado.

 

“É um aprendizado do casal com o bebê e do bebê com o casal. O bebê precisa aprender e nós precisamos promover o apoio para que a mãe consiga estar lá também”, complementou Leila.

 

Confira alguns registros do evento: