A memória que seu Nestor Furlan guarda do seu passado antigo é nítida. Ele se lembra com detalhes dos tempos de policial e de como foi criar quatro filhas, hoje adultas, todas formadas médicas. Talvez ele não se lembre dos acontecimentos mais recentes com perfeição, mas também não se esquece de sua companhia mais querida, a cachorrinha Chiquinha. Uma saudade que pôde ser aplacada, ainda que por alguns instantes, na manhã desta sexta-feira (21).

 

Isso porque, neste dia, seu Nestor, que é paciente no Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, teve uma surpresa: a visita de sua companheira de quatro patas. O momento aconteceu no Solarium, espaço do Complexo onde os pacientes podem tomar ar, pegar sol e, quando as condições permitem, receber visitantes.

 

O local é projetado em uma estrutura acolhedora para que as famílias possam vivenciar esses momentos de uma maneira mais leve e tranquila, esquecendo-se, por alguns instantes, da rotina do tratamento. Para viabilizar o processo, conhecer os desejos do paciente e compreender suas vontades é fundamental, sem deixar de lado, é claro, o cuidado com a higienização e seu estado de saúde.

 

O encontro era muito aguardado, tanto por seu Nestor e a família, quanto pela cachorrinha que, como conta a filha, Tatiana Furlan, era acostumada a dormir com o dono todas as noites. Quem também acompanhou o encontro com emoção foi a equipe de enfermagem e médicos do Complexo Hospitalar Unimed, que sabiam como seu Nestor tinha saudade de Chiquinha.

 

 “(Viver esse momento) é a coisa mais importante. A convivência dele com a Chiquinha é muito próxima, é bem como avô e neta. Ele sente muito a falta dela e ela dele”, contou Tatiana, que é médica de família cooperada.

 

Além dela, as outras três filhas do seu Nestor são médicas: Theila Valente, Thais Furlan e Tânia Furlan. Durante a visita, a Dra. Tatiana realizou uma videochamada com as irmãs, que acompanharam um pouco da emoção e guardaram o abraço para mais tarde, já que também estavam com visita agendada.

 

Momentos como o vivido por seu Nestor nesta sexta-feira nos lembram de como, na grande maioria das vezes, as coisas mais simples são as mais deixam saudade. E como, na infinidade da memória, os instantes mais queridos nunca são esquecidos.

 

Veja alguns registros da ação:

 

 

 

Veja também: Nove realizações e muitas emoções marcam a 5ª edição do Dia do Desejo do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS