Nos dias 15 e 16 de junho, vários processos da Unimed Nordeste-RS passaram pela avaliação de manutenção da Acreditação da Operadora, com base na Resolução Normativa 277.

 

O relatório da auditoria ainda será emitido pelo organismo avaliador, mas, com base nas notas das dimensões, é possível chegar à nota final desta avaliação, que somou 99,43 pontos (dos 100 possíveis), a maior desde a primeira avaliação, em 2016 – desde a primeira avaliação a cooperativa mantém-se no Nível Máximo.

 

O Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde foi instituído em novembro de 2011 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), inspirado em modelos internacionais.

“Os bons resultados obtidos na avaliação da RN 277 na semana anterior certamente nos favorecem na transição para a RN 452, pois podemos focar esforços na implementação dos novos requisitos  instituídos pela ANS, que são extremamente complexos”, analisa a consultora de gestão do setor Sistemas de Gestão Evaniza Ferreira de Lima.

Segundo ela, este é o último ano em que a operadora é avaliada pelo critério da RN 277.  O certificado da acreditação expira em março de 2022, e a próxima certificação já precisa ser sob os requisitos da nova norma.

Veja as dimensões avaliadas:

Dimensão 3 – Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde: avalia o trabalho de Dimensionamento e Suficiência de Rede Credenciada (a quantidade de prestadores e médicos  que temos é suficiente para atender a demanda de  beneficiários?). Esta dimensão também avalia o tratamento dos obstáculos que o beneficiário possa encontrar ao buscar atendimento na rede ofertada. Os mecanismos de regulação também são avaliados, assim como o atendimento dos prazos legais. São avaliados os processos de Gestão de Prestadores e Assessoria Técnica, SAC, Central de Leitos e Gestão de Auditoria.

Dimensão 4 – Satisfação dos Beneficiários: avalia a pesquisa de satisfação de beneficiários, os processos de  recebimento e tratamento das manifestações dos clientes em todos os canais disponibilizados e, principalmente, as ações tomadas pela empresa de forma a implementar melhorias mediante as sinalizações dos clientes. São avaliados os processos de Ouvidoria, SAC, Call Center, Pesquisa de Satisfação de Clientes de Clientes e Comitê de Satisfação.

Dimensão 5 – Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção da Saúde: avalia as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. São basicamente todos os trabalhos da Medicina Preventiva, Atenção Domiciliar e Atenção Farmacêutica.

Dimensão 6 – Estrutura e Operação: avalia a estrutura disponível na operadora para atendimento e comunicação com os beneficiários e com a sua  rede prestadora, bem como as informações a eles direcionadas. Foram avaliados os processos de Regulação e Desenvolvimento de Produtos, SAC, Atendimento, Vendas, Gestão de Prestadores e Marketing.

Dimensão 7 – Gestão: avalia a gestão em diferentes abordagens: Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão da Rentabilidade dos Planos de Saúde, Gestão da Sustentabilidade, Econômica, Social e Ambiental e Gestão dos Contratos com Terceiros. Foram avaliados os processos de Tecnologia, Segurança e Privacidade da Informação, Assessoria Jurídica, Gestão de Prestadores, Cadastro de Beneficiários e Gestão Eletrônica de Documentos.

As dimensões 1 (Programa de Melhoria da Qualidade – PMQ) e 2 (Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora) foram avaliadas na manutenção de 2020.