Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, funcionários da Unimed Nordeste-RS foram até o Hemovita, em Caxias do Sul, com um objetivo simples, mas poderoso: salvar vidas.


A consultora de negócios da Unimed Nordeste-RS Paula Bettiato Visonan doa sangue há mais de 10 anos.

A data é muito importante para despertar a conscientização sobre o assunto, mas a boa ação não para por aí. Os voluntários fazem parte do Projeto Doador Fiel, uma das singulares integrantes do programa homônimo do Instituto Unimed. No projeto, a Unimed Nordeste-RS incentiva a manutenção de um banco de funcionários cadastrados, que doam periodicamente para abastecimento dos bancos de sangue ou para demandas isoladas.

 

Assim, o Projeto Doador Fiel atua como uma plataforma para a sensibilização dos funcionários, que mobilizam-se em dias como o do Doador de Sangue, mas seguem contribuindo para que mais vidas possam ser salvas no ano inteiro.

 

O projeto se dá em parceria com o Hemovita, que, além da estrutura para coleta das doações, oferece, nesta quarta, um kit presente aos doadores como símbolo de sua boa ação.

 


Doadores que passaram pelo Hemovita nesta quarta-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue, receberam kit com copo e a Gotinha que simboliza a boa ação.

 


Rosangela do Nascimento Boscaini, analista contábil da cooperativa, também é doadora.

 

“É rápido, é simples, é fácil ajudar.”

A consultora de negócios da Unimed Nordeste-RS Paula Bettiato Visonan doa sangue há mais de 10 anos e sabe que sua contribuição é ainda mais necessária, por ser doadora universal (O-).

 

"É gratificante. Sabendo que tenho uma tipagem mais rara (que beneficia todos os tipos sanguíneos) e que eu posso ajudar outras pessoas, já fico bem feliz", conta.

 

Como explica Celi Moroni, analista de marketing da cooperativa e doadora também há mais de 10 anos, o procedimento é rápido, simples e fácil.

 

"Sempre penso: 'e se fosse eu ou alguém da minha família a pessoa que estivesse precisando de sangue?' É muito fácil ajudar”, diz.

 

"É algo tão rápido, que pode ajudar tanto as pessoas... Pra mim, é um tempo que não vai custar nada", complementa Marina Vita Compagnoni, analista de marketing que foi junto à colega doar nesta manhã.

 

 

Saiba mais sobre a doação de sangue

A doação de sangue é um procedimento rápido e seguro. Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.

 

Antes da doação, uma triagem é feita para checar se a pessoa está apta. Doadores com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

 

A coleta não é dolorosa e, além disso, não costuma demorar. Todo o sangue doado é reposto pelo organismo e também não há risco de contrair doenças durante a doação.

 

Leia também: mitos e verdades sobre a doação de sangue

 

Quando você doa, seu sangue ajuda pessoas submetidas a tratamentos médicos, como transfusões, transplantes, cirurgias e tratamento oncológico. A doação de sangue também pode chegar a pacientes com doenças crônicas, como a anemia falciforme e talassemia. Nestes casos, as pessoas podem viver com mais qualidade de vida. Uma única doação pode beneficiar até quatro pacientes.

 

E agora, que tal se tornar um doador? Seu gesto pode salvar muitas vidas e fazer a diferença na qualidade de vida de muitas pessoas!

 

Confira nosso Unibook gratuito Doar Sangue Salva Vidas: clique aqui!