Qual é a maior de todas as caridades? Com essa pergunta inicial, o palestrante Pedro Salomão estabeleceu a linha condutora da apresentação pela qual propôs reflexões, sobretudo, quanto às relações humanas, a partir da dedicação do tempo. Ao mesmo tempo, questionou crenças do modo de vida contemporâneo, culminando com a aplicação dessas visões por meio de um modelo de liderança embasado nesta humanização das relações.

 

 

Promovida pela Unimed Nordeste-RS com patrocínio do Sescoop, a palestra Liderança Ativa – Cultura, Foco e Determinação reuniu 220 pessoas, entre cooperados e funcionários, no Auditório Dr. Ricardo Casara na quarta, 18. Formado em Administração e pós-graduado em Sociologia Política e Cultural, o carioca Pedro Salomão estuda e escreve sobre liderança, empreendedorismo e relações humanas. Em mais de 1,5 mil palestras pelo Brasil, reúne um público somado superior a cem mil pessoas.

 


Da esquerda para a direita: Dr. Lisandro Pavan, vice-presidente da Unimed Nordeste-RS; Pedro Salomão e Dr. André Germano Leite, presidente da cooperativa médica.

 

Confira, a seguir, os principais conceitos – e ressignificações – apresentados pelo palestrante:

 

TEMPO

“A maior de todas as caridades é a doação de tempo – nosso bem mais precioso – para melhorar a vida de alguém.”

“A humanização não depende de quantidade, mas da qualidade do tempo dedicado. Para tudo existe tempo, a questão é para onde direcionamos nossa atenção.”

 

AFETO

“Mentes com muita informação não têm espaço para os afetos. Esquecemos de nos deixar afetar (no sentido de permitir o afeto).”

 

CARIDADE

“Caridade não é doar o que sobra. Se você tem muito dinheiro, muita sabedoria, e nunca doou, é como se não tivesse. Caridade é doar o que nos falta, porque faz falta para o outro.”

 

EXCESSOS DE PASSADO E FUTURO

“O excesso de passado é a mistura de remorso com ressentimento. O excesso de futuro, de projetar a necessidade de realização, é o mal patológico atual: a gente não se ocupa, se pré-ocupa, e por isso vive angustiado.”

 

PRESENTE

“O tempo presente é o que pode nos levar à imortalidade, porque é a oportunidade diária de modificar a vida de alguém. O desafio do nosso tempo é se conectar no aqui e no agora, que é onde e quando a vida acontece.”

 

PRESSA

“Das características da pós-modernidade, a pressa é a que mais nos desumaniza. O apressado é um especialista em fazer com que o tempo falte. A pressa é inimiga da humanização, nos transforma em incapazes de experimentar a felicidade.”

 

FELICIDADE

“A felicidade é uma experiência ordinária, de encantamento pela rotina, por aquilo que está na ordem do dia. O óbvio ficou esquecido. As relações humanas podem receber a beleza e o encantamento do que está acessível a todos nós.”

 

SUCESSO

“Outra crença limitante é a ideia de sucesso. Não existe sucesso profissional que justifique o fracasso familiar. É preciso trocar a grande ideia pela atitude grandiosa.”

 

 

EMPREENDER

“Montar um negócio não é empreender, é empresariar. Empreender é a capacidade de transformar sua vida no seu melhor projeto.”

“A semente quando é boa germina até no asfalto, não precisa esperar o terreno pronto. Dê o seu melhor, jogue a sua semente.”

 

LIDERANÇA

 “O líder não pode mais ser muscular nem cerebral, e sim cordial. Precisa saber mais sobre relações humanas do que sobre recursos humanos.”

“O líder não precisa de cargo para liderar, a liderança se dá no exercício orgânico do que você faz.”

“Líder é aquele que sabe usar as coisas do coração, que está pronto para lidar com sentimentos. Que sabe lidar com os afetos, resgatar os sentimentos nas relações humanas.”

 

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER CORDIAL

- Confiar – No potencial e capacidade do liderado

- Incentivar – O elogio é transformador

- Iluminar – Jogar luz sobre o outro

- Admirar – Reconhecer no liderado qualidade que o líder não tem

- Conversar – Escutar o que o outro tem para falar

- Agradecer – Gratidão é um marco regulatório da existência, nos faz reconhecer

- Humanizar – Preocupar-se com as relações humanas

- Preparar – O aperfeiçoamento nunca termina

- Tolerar – Princípio estratégico para um líder melhor: aprende-se com o diferente

- Amar – Capacidade de fazer algo por alguém sem exigir nada em troca

 

AMOR E EVOLUÇÃO

“O amor é uma ferramenta de aprendizagem; o amor ensina. Preferimos ensinar pela dor porque assim não precisamos gastar nosso tempo. Mas ao ensinar pelo amor, pela caridade – pela maior de todas, que é a doação de tempo – evoluímos, porque aprendemos mais do que ensinamos.”