Catástrofe pode ser traduzida, segundo o dicionário, como acontecimento desastroso de grandes proporções. Foi com essa definição que o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Germano Leite, comparou o enfrentamento da covid-19 aos grandes desastres naturais do século: avassaladores, mas, como qualquer momento ímpar da história humana, carregados de coragem, aprendizado e esperança.

 

A reflexão emocionou funcionários da Unimed Nordeste-RS, que lotaram o Auditório Dr. Ricardo Casara, no Complexo Hospitalar Unimed, para a palestra comemorativa aos 51 anos da cooperativa na tarde desta quinta-feira (15). Intitulado “A essência do cuidado como diferencial na vida das pessoas”, o evento trouxe relatos sensíveis dos profissionais que enfrentaram, com muita determinação, a pandemia de covid-19.

 

 

“Eram heróis, do profissional da T.I. que mantinha o computador funcionando no hospital a quem recolhia os resíduos, o farmacêutico, auxiliar, atendente, enfermeiro, médico, fisioterapeuta. Eram pessoas normais, que saíam de casa para salvar vidas. Quando todos deveriam ficar em casa, os profissionais da área da saúde arriscavam as próprias vidas para salvar outras”, destacou Dr. André.

 

“Todos somos essenciais”

 

Na palestra, o Dr. André comentou o livro “Por Trás da Máscara”, obra de sua autoria e do Dr. Vinícius Lain, diretor-técnico hospitalar da Unimed Nordeste-RS, que reúne diversos depoimentos de quem atuou na linha de frente no Complexo Hospitalar Unimed durante a pandemia. O momento convidou todos a refletirem não apenas sobre as dificuldades enfrentadas, mas também sobre os aprendizados deixados pelo período: garra, solidariedade e, principalmente, empatia.

 

“Quando você opta por trabalhar na área da saúde, você sabe que todos os dias você vai tocar uma vida ou uma vida vai tocar a sua”, defendeu o presidente da cooperativa.

 

A lembrança de momentos como os aplausos na janela em homenagem aos profissionais da saúde, horas de plantão, trabalho em equipe – mesmo em condições exaustivas –, superação e despedidas marcou a fala do Dr. André, que agradeceu a dedicação das equipes e frisou: “não deixamos nenhum beneficiário sem atendimento”.

 

 

De março de 2020 a agosto de 2021, foram hospitalizados no complexo 1.338 beneficiários com covid-19, dos quais 617 em leitos de UTI. Graças aos protocolos diferenciados de atendimento, a taxa de sobrevivência dos internados em UTI na Unimed Nordeste-RS foi acima de 60%, bem superior à média nacional.

 

“É uma honra contar com esse time que é referência em saúde. Estamos entre os melhores hospitais do Brasil e do mundo graças ao trabalho de todos vocês”, enalteceu Dr. André.

 

Emoções vividas em tempos difíceis, como as relembradas na palestra desta quinta-feira, despertam a dor de quem viveu a história de perto. Mas não deixam dúvidas sobre a missão dos profissionais da Unimed Nordeste-RS.

 

“Nossa escolha é pela vida”, resumiu Dr. André.

 

Leia também: Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS está entre os melhores hospitais do Brasil no ranking World’s Best Hospitals