Os temperos, os gostos e os aromas de uma refeição às vezes nos remetem às páginas amarelecidas de um caderno de receitas da mãe ou da avó, a um Natal alegre que vivemos na infância ou ao colo de quem, com carinho, fez um preparo especialmente para sentarmos à mesa. Para retribuir o tanto que os 31 funcionários vindos da Venezuela trazem todos os dias, o Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS preparou, na sexta-feira, dia 30 de setembro, um cardápio temático, com iguarias que os habitantes desse país ao Norte do Brasil costumam saborear. Pratos temperados com bastante pimentão deram um toque internacional ao almoço e ao jantar servidos no restaurante dos funcionários. 

 

 

Para a funcionária Jaqueline Zanchin, o pudim estava uma delícia. “Gostaria de saber a receita da banana tipo chips”, comentou.  “Essa ideia foi demais! E a comida estava ótima”, disse a também funcionária Ana Paula Pagno.

 

Um dos venezuelanos mais antigos na empresa, Leomar José Rojas Marcano também foi só elogios: “Só tenho que agradecer. Obrigado pela ajuda, pela compreensão, pelo aprendizado. Obrigado à equipe da Nutrição, pelo esforço para nos acolher. Gratidão!”, disse.

 

Delicie-se com o cardápio:

- Arroz 

- Caraota (feijão-preto mais sequinho)

- Pabellon criollo (carne desfiada com pimentões e cebola)

- Plátanos fritos (banana-da-terra frita)

 

Saladas:

- Alface e tomate

- Ensalada repollo y zanahoria (repolho e cenoura ralados com maionese) 

 

Sobremesa:

- Quesillo (pudim de leite)

 

Bebidas:

- Carato de mango (suco de manga cozida e depois liquidificada)

- Chicha (bebida à base de arroz branco com leite condensado e leite em pó, servida bem gelada, com canela em pó) 

- Tisana (similar ao ponche de frutas)