Como já vimos em conteúdos anteriores, pacientes que passam muito tempo internados ou impossibilitados de realizar algum tipo de movimento estão mais suscetíveis a determinadas doenças e problemas. As lesões por pressão são um bom exemplo desses quadros, já que surgem em decorrência da falta de movimentação do paciente e podem evoluir para quadros mais graves.

 

 

Afinal, o que são as lesões?

Chamamos de lesões por pressão o dano na pele ou tecidos moles e adjacentes (geralmente sobre uma proeminência óssea) ocasionadas pelo atrito ou fricção sobre uma superfície, como camas e macas, por exemplo. Os pacientes de UTI’S tem maior risco de desenvolvê-las devido ao uso de vasopressores em tempo prolongado e a instabilidade hemodinâmica.

 

 

Cuidado desde o primeiro momento

Para monitorar e atender da melhor forma (evitando ao máximo as lesões) o cuidado desses pacientes fica sob responsabilidade das equipes assistenciais, onde estão engajados profissionais da enfermagem, nutrição, fisioterapia e médicos.

O cuidado com a pele do paciente inicia já no momento da internação, onde é realizada uma escala chamada “Braden”. Nela, o enfermeiro(a) pontua o risco que o paciente tem de desenvolver lesão por pressão. Após, é então realizada a prescrição de cuidados e a orientação aos técnicos de enfermagem, sendo um dos principais cuidados a mudança de decúbito do paciente.

A mudança de decúbito é a mudança constante da posição do paciente para evitar a pressão prolongada de partes do corpo contra a superfície do leito, evitando assim lesões por pressão.

 

 

Capacitação e melhoria constante no atendimento

Para melhorar ainda mais o atendimento dedicado a nossos pacientes, em 2022 realizamos um processo especial de capacitação chamado “Prevenção em Ação” realizado pelo Grupo de Pele – GELPU, Núcleo de Educação Permanente – NEP, em parceria com a empresa Hartmann e com certificação pela SOBEST. Processo que contou com 5 módulos de aprendizado e a participação dos profissionais de todas as áreas mobilizadas. Juntamente a ele, foi realizado o “Café com Prevenção” que envolveu todas as equipes multiprofissionais e as coordenações das áreas, trazendo uma maior adesão a capacitação e a garantia de um cuidado de excelência aos nossos pacientes.