A Fibromialgia é uma doença que causa dor crônica em músculos e tecidos moles. Por ser uma doença difícil de identificar, tende a ser confundida com quadros que apresentam sintomas similares ou muitas vezes ser ignorada, o que dificulta o acesso ao tratamento adequado.

 

 

Conforme estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a estimativa é de que pelo menos 4 milhões de pessoas sofram com a Fibromialgia no Brasil, desse número, cerca de 75% e 90% podem ser mulheres. Recentemente, a Lei 14.233/2021 instituiu o dia 12 de maio como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia no Brasil para auxiliar na disseminação do conhecimento sobre a doença que acomete inclusive famosos, como a cantora Lady Gaga.

 

O mês de fevereiro também é dedicado à conscientização sobre a fibromialgia, conhecido como Fevereiro Roxo. O objetivo é aumentar a compreensão e a sensibilização para a doença, além de apoiar pacientes e suas famílias.

 

Abaixo, conheça os principais sintomas e como identificar a doença:

 

Quais são os sintomas característicos da Fibromialgia?

A fibromialgia é uma condição que causa, em grande parte dos pacientes, dor crônica em músculos e tecidos moles do corpo. Sua característica principal é dor intensa além do esperado em estímulos dolorosos e dor em resposta a estímulos que normalmente não deveriam causar nenhuma dor. Além de:

- Quadros de fadiga mesmo após um período regular de descanso;

- Distúrbios do sono;

- Dores de cabeça;

- Depressão;

- Ansiedade;

- Alteração do hábito intestinal com episódios de diarreia.

 

Como fazer o diagnóstico

 

 

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas pela medicina, mas o quadro afeta principalmente mulheres entre 20 e 55 anos, com uma proporção de 1 caso em homens para cada 9 casos em mulheres.

O diagnóstico normalmente é feito por exclusão quando outra condição médica não é encontrada, já que atualmente não existe nenhum exame específico para identificar a doença.

Atualmente, a Fibromialgia não tem cura. Por isso, o tratamento é conduzido de forma a mitigar as dores de acordo com os sintomas e deve ser prescrito e acompanhado por profissionais de medicina para priorizar a qualidade de vida do paciente.