O Simpósio de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Materiais e Esterilização já tem data marcada! Agendado para os dias 2 e 3 de julho, o evento da Unimed Nordeste-RS abordará, entre outros temas, a atuação do Centro Cirúrgico e das Salas de Recuperação (confira a programação completa ao final deste texto).

 

Esses espaços são fundamentais para garantir que todos os pacientes passem por suas cirurgias com mais segurança e tranquilidade, do momento da operação até a sua recuperação completa.

 

E, para saber mais sobre como essas estruturas operam, conversamos com a enfermeira Cristiane Vieira, coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico e Salas de Recuperação. Confira a seguir! 

 

Centro Cirúrgico


O CC reúne Salas Cirúrgicas, Sala de Recuperação e Central de Materiais e Esterilização, com capacidade para acolher inclusive procedimentos de alta complexidade, a que damos ênfase em nossa instituição. Além da segurança de um ambiente estéril e da experiência dos médicos especializados que compõem nosso quadro de cirurgiões, é possível destacar, entre outros importantes detalhes, a adoção do Protocolo de Cirurgia Segura e o sistema de ventilação que contorna a mesa de cirurgia.


O protocolo é um check list desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aplicado a todos os pacientes. Exames prévios e outras informações importantes podem ser consultados em um monitor afixado na sala, em que se apresenta todo o histórico do paciente, uma das garantias de sucesso na intervenção.


A ventilação diferenciada, por sua vez, contribui para a esterilização do ambiente ao criar um fluxo laminar ao redor da mesa cirúrgica, estabelecendo uma barreira invisível a partir da utilização de filtros que seguem as normas da Vigilância Sanitária.


No CC, são dois blocos cirúrgicos e duas salas de recuperação pós-anestésica, contabilizando 33 leitos, entre adultos e pediátricos. Dividas entre o bloco A e bloco B, existem 13 salas operatórias, onde são realizados procedimentos das mais diversas especialidades cirúrgicas, com destaque para as cirurgias de grande porte, como os neurológicas e cardíacas.


O bloco cirúrgico B possui, ainda, salas com temática infantil para atender aos pequenos de forma mais acolhedora, o que acontece também na sala de recuperação.

 

Salas de Recuperação: cuidados do pós-operatório


Do bloco, os pacientes são encaminhados para os leitos de recuperação anestésica dispostos em um ambiente também estéril. Para aliar a segurança ao conforto, camas de acionamento elétrico foram acomodadas junto a equipamentos de monitoramento de última geração, observados constantemente por uma equipe treinada para atender a quaisquer intercorrências durante o pós-operatório.

 

As salas de recuperação estão dispostas em 14 leitos no bloco A e 19 leitos no bloco B, sendo 6 pediátricos. Os responsáveis podem acompanhar as crianças no pós-procedimento e contam com todas as orientações da equipe médica e de enfermagem, o que traz mais conforto e confiança neste momento.

 

OFICINAS SOBRE CENTRO CIRÚRGICO E SARE NO SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM:

 

- Check List de cirurgia segura: aplicabilidade na prática assistencial;
- Dimensionamento de pessoal em Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação;
- Implantando indicadores de qualidade assistenciais e gerenciais no Centro Cirúrgico;
- Jornada do paciente pediátrico no Centro Cirúrgico;
- Protocolo de abreviação do jejum – protocolo de manejo da sede;
- Tecnologia em cirurgia laparoscópica;
- Utilização da simulação realística na capacitação da equipe de enfermagem em Centro Cirúrgico e Sare;
- Utilização de campos descartáveis na prática cirúrgica
- Manejo de hipotermia inadvertida no Centro Cirúrgico.

Programação de domingo:

7h30min – Credenciamento

8h – Abertura

8h15min – Palestra: Hackeando seu cérebro positivamente e reprogramando o aprendizado;

9h15min – Coffee break e Feira da Saúde;

9h45min – Debate: Estratégias educacionais para a construção de times de alta performance em CC/SARE/CME;

11h – Painel: Cirurgia Robótica, o papel da enfermagem desde a implantação até a realização;

12h15min – Palestra: Fatores determinantes para o projeto de um novo CME;

Paralelo: almoço inscritos CC/SARE;

13h30min – Palestra: Protocolos assistenciais na Recuperação Anestésica;.

Paralelo: almoço inscritos CME;

14h30min – Hot Topics: As controvérsias da prática assistencial no processamento de dispositivos médicos, a segurança do paciente garantida pelo CME;

15h45min – Coffee break e Feira da Saúde;

16h15min – Respostas rápidas para perguntas relevantes: Gestão e cuidado do paciente de alto risco no Centro Cirúrgico: compartilhando a responsabilidade;

17h30min – Palestra: Protagonismo, propósito e prosperidade.

18h15min – Encerramento

 

As inscrições para o Simpósio podem ser feitas neste link: https://conteudo.unimedserragaucha.com.br/homepage-iii-simposio-enfermagem