O momento de fazer uma cirurgia pode vir acompanhado de várias dúvidas e incertezas. Afinal, alguns dos procedimentos envolvem riscos e, por isso, preocupam o paciente e seus familiares. É por isso que oferecer um espaço com protocolos certificados, tecnologia de ponta e uma equipe constantemente treinada e qualificada faz toda a diferença.

O paciente que passa por uma cirurgia, independente do grau de complexidade, merece sentir toda a segurança e suporte necessários neste momento e, claro, no pós-operatório também. É isso que o Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul, oferece. Neste post, você vai entender um pouco mais sobre os fatores que tornam nosso Centro Cirúrgico destaque em procedimentos de alta complexidade.

Quer saber mais? Continue lendo este texto!


Estrutura completa

O Centro Cirúrgico Unimed reúne Salas Cirúrgicas, Sala de Recuperação e Central de Materiais e Esterilização, com capacidade para acolher até mesmo procedimentos de alta complexidade. São esses procedimentos, inclusive, que são destaque na instituição.

São dois blocos cirúrgicos e duas salas de recuperação pós-anestésica, contabilizando 33 leitos, entre adultos e pediátricos. Dividas entre o bloco A e bloco B, existem 13 salas operatórias, onde são realizados procedimentos das mais diversas especialidades cirúrgicas, com destaque para as cirurgias de grande porte, como os neurológicas e cardíacas.

O bloco cirúrgico B possui, ainda, salas com temática infantil para atender aos pequenos de forma mais acolhedora, o que acontece também na sala de recuperação.

Protocolos destaque

Para os pacientes de cirurgia cardíaca, contamos com um protocolo específico, que compreende o atendimento do paciente desde o agendamento da cirurgia no consultório médico, até seus desfechos no retorno à rotina, por até um ano após o procedimento.

Além da segurança de um ambiente estéril e da experiência dos médicos especializados que compõem nosso quadro de cirurgiões, a Unimed Nordeste-RS adota o Protocolo de Cirurgia Segura e o sistema de ventilação que contorna a mesa de cirurgia.

O Protocolo de Cirurgia Segura é um checklist desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aplicado a todos os pacientes. Ele compreende o caminho do paciente desde sua admissão até o térmico do seu procedimento. Esse checklist pode ser acompanhado em tempo real em sala operatória. Exames prévios e outras informações importantes do procedimento também podem ser consultados em um monitor afixado na sala, uma das garantias de sucesso na intervenção.

Paralelemente, a equipe de enfermagem dos blocos cirúrgicos e salas de recuperação se destaca pela qualidade no desempenho de suas atividades, através de distinções conferidas por instituições como a 3M do Brasil, que os confere o selo Black Diamond em Preparo de Pele e Normotemia (garantia de temperatura corporal normal).

Segurança e esterilização

A ventilação diferenciada em sala operatória, por sua vez, contribui para a esterilização do ambiente ao criar um fluxo laminar ao redor da mesa cirúrgica, estabelecendo uma barreira invisível a partir da utilização de filtros que seguem as normas da Vigilância Sanitária. É ainda mais segurança nas intervenções cirúrgicas no nosso Complexo Hospitalar.

Os materiais odonto-médico-hospitalares utilizados nos procedimentos realizados no hospital são fornecidos, estéreis, por uma premiada Central de Materiais e Esterilização. Destacada pela qualidade por distinções conferidas por instituições como a 3M do Brasil, a unidade põe em prática, à risca, processos seguros de controle e rastreamento de carga e de equipamentos para limpeza e esterilização dos materiais.


Cuidados do pós-operatório

As salas de recuperação estão dispostas em 14 leitos no bloco A e 19 leitos no bloco B, sendo 6 pediátricos, com ambiente decorado e descontraído para receber esse público em especial. Os responsáveis podem acompanhar as crianças no pós-procedimento e contam com todas as orientações da equipe médica, o que traz mais conforto e confiança neste momento.

Camas de acionamento elétrico e equipamentos de monitoramento de última geração fazem parte da estrutura oferecida. Os sinais dos pacientes são observados constantemente por uma equipe treinada para atender a quaisquer intercorrências durante o pós-operatório.

Agora que você já sabe sobre alguns dos diferenciais do Centro Cirúrgico do Complexo Hospitalar Unimed, pode se sentir mais tranquilo se precisar passar por algum procedimento. Estamos aqui para orientá-lo e tornar esse momento o mais seguro e descomplicado possível.