Uma dieta equilibrada vai muito além de dar ao corpo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, ela também promove a melhoria da saúde e o bem-estar. Juntamente com cuidados com a saúde mental e hábitos mais saudáveis, uma alimentação adequada está entre os temas deste Mês Unimed, uma série especial com orientações e dicas práticas para começar hoje mesmo a mudar os seus hábitos e ter uma melhor qualidade de vida!

 

Abaixo, confira a importância da pirâmide alimentar e como ela pode ser uma aliada na busca por uma alimentação saudável.

 

Veja também: Mês Unimed | como começar e manter uma rotina de exercícios físicos!

 

 

 

 

A importância de ter uma alimentação saudável

 

 

Uma alimentação saudável é fundamental para o funcionamento correto do nosso organismo.  A importância de ter uma alimentação saudável não deve ser uma novidade para você. Imagine que você tem um carro. Para o carro andar, precisa de gasolina. Mas se você colocar uma gasolina adulterada, por exemplo, terá problemas com o motor. Certo? 

 

O nosso corpo funciona com a mesma lógica. Para ele funcionar, precisa dos seus combustíveis. Proteínas, carboidratos, fibras, minerais, vitaminas são alguns exemplos.  Cada grupo alimentar tem sua função específica, e entender a correta proporção necessária para o bom funcionamento do organismo é fundamental. Caso contrário, o corpo sofre panes. Doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, gastrite, osteoporose, enxaqueca, gota, anemia e muitas outras podem ter como origem uma alimentação desequilibrada.

 

Preste atenção nos sinais de desequilíbrio em sua saúde, e olhe para sua alimentação. Será que você abastecendo seu organismo da forma que ele merece?

 

 

 

 

Alguns benefícios de ter uma alimentação saudável são:

 

 

- Manutenção de um peso saudável

- Bom funcionamento do intestino

- Prevenção de doenças cardiovasculares

- Controle de doenças como diabetes e hipertensão

- Prevenção do câncer

- Combate contra doenças mentais, como depressão

- Melhora as funções de aprendizado e de memória

 

 

 

 

Como manter uma alimentação saudável no dia a dia

 

 

Preparar a sua própria refeição pode parecer difícil, mas com um pouco de paciência, dedicação e criatividade é possível fazer disso um hábito saudável e divertido. Acredite: as vantagens dessa prática irão te inspirar nessa mudança de hábito. Manter uma alimentação saudável na correria do dia a dia tem muito a ver com disciplina. Comprar os ingredientes de produtores locais ou lojas que você confia e produzir suas refeições em casa é uma forma de garantir a qualidade do que você ingere.  

 

 

 

Conheça o que cada grupo alimentar tem a oferecer e confira nossas dicas especiais de marmitas para almoço e jantar. Clique no link e baixe agora mesmo o seu Unibook 🍐❤️🥑

 

 

 

 

Mas, se comer fora de casa é uma realidade para você, então é essencial que você escolha restaurantes que sirvam pratos feitos na hora e tenham opções saudáveis, como arroz integral e uma boa variedade de saladas e verduras. E claro, pule a sobremesa e o refrigerante. 

 

 

 

 

 

 

10 dicas para uma alimentação saudável

 

Para uma alimentação saudável, é preciso variedade, qualidade e moderação.Diferente do que você possa imaginar, ter uma alimentação balanceada não é uma tarefa tão difícil. Você precisa seguir três regras básicas: consumir variedade, com qualidade e moderação. 

 

Veja também: 3 motivos para prestar atenção na hora de mastigar os alimentos

 

Isso é possível com disciplina e consciência do que realmente é necessário para o seu organismo. Veja as dicas!

 

 

#1 Consuma alimentos in natura

 

Alimentos in natura ou minimamente processados, de origem vegetal, são a base da alimentação balanceada. Inclua no cardápio: feijões, castanhas, tubérculos, grãos, frutas, legumes e verduras.

 

 

#2 Evite o excesso de sal, açúcar, óleos e gorduras

 

Utilize sal, açúcar, óleos e gorduras em pequenas quantidades. O consumo excessivo de açúcar contribui para a obesidade; já o uso indevido de sal, óleos e gorduras pode aumentar o risco de hipertensão arterial e doenças do coração.

 

 

#3 Evite alimentos ultraprocessados

 

O processo natural de fabricação dos alimentos prontos inclui, em geral, altas quantidades de sal, açúcar, óleos e gorduras. Além disso, também trazem outras substâncias de uso industrial e sintetizadas em laboratório a partir de fontes como petróleo e carvão, que não favorecem a alimentação balanceada.

 

Por isso, evite o consumo de alimentos como:

- salgadinhos 

- bolachas recheadas

- mistura para bolo

- macarrão instantâneo

- sopa em pó

- tempero pronto 

- refrigerantes

 

#4 Consuma alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que ajudam a prevenir ou a reduzir o risco de algumas doenças. Soja e peixe, por exemplo, auxiliam a reduzir o colesterol ruim; castanhas, amêndoas, nozes, cebola e alho, auxiliam o sistema imunológico; já couve, repolho e brócolis, podem proteger contra alguns tipos de câncer.

 

 

#5 Inclua fibras na alimentação

 

Estudos indicam que alimentos ricos em fibras, como o arroz integral, ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, eles promovem a saciedade e auxiliam no controle do peso corporal.

 

 

#6 Faça um cardápio semanal

 

Crie um plano semanal com o cardápio da semana. Isso ajudará a organizar a alimentação aos longos dos dias e evitará o consumo de alimentos prontos e ultraprocessados.

 

 

#7 Faça lista de supermercado

 

Com o plano semanal em mãos, escolha um dia da semana para ir à feira e ao supermercado. Faça uma lista de compras para te ajudar a não incluir no carrinho itens que não vão contribuir para a sua saúde.

 

 

#8 Tenha um café da manhã equilibrado

 

Suas escolhas saudáveis começam pela manhã com um café da manhã composto por alimentos como pão integral, cereais, tapioca, ovo, iogurte, queijo e frutas. Além de nutrir o organismo, eles te darão a energia que precisa para iniciar o dia bem-disposto.

 

Veja também:  Não sabe as frutas da estação? Confira as melhores opções de cada mês e tenha uma alimentação mais saudável!

 

 

#9 Faça refeições intermediárias

 

Comer de três em três horas favorece o bom funcionamento do intestino. Inclua nos intervalos entre as refeições, alimentos saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural, castanhas e nozes.

 

 

#10 Atenção plena ao comer

 

Tente se concentrar enquanto realiza suas refeições. Comer enquanto assiste TV ou acessar o celular pode fazer com que você consuma além do necessário. Além disso, utilize esse momento para sentir a textura e o sabor dos alimentos e apreciar cada mordida.

 

 

Se o seu objetivo é começar sua jornada rumo a uma vida mais saudável, não deixe de conferir o artigo “Mês Unimed: passo a passo para mudar velhos hábitos e mudar de vida!” com dicas de como começar hoje mesmo romper algumas barreiras e a realizar as mudanças tão necessárias para uma vida plena e saudável. Confira!