Quem de nós não gostaria de ter uma saúde à prova de gripes e resfriados? Bom, talvez seja impossível assegurar uma imunidade perfeita no ano todo, mas, com algumas dicas simples e cuidados práticos, definitivamente é possível manter o corpo fortalecido e, assim, atravessar o inverno com mais saúde e bem-estar.

 

Leia também: saúde à prova de inverno? Confira nosso novo Unibook gratuito!

 

Nós já falamos muito por aqui sobre prevenção, alimentação, disposição e atividades físicas. Sabe o que tudo isso tem em comum? Se mantidos em equilíbrio, esses fatores contribuem diretamente para a manutenção da nossa imunidade.

 

Se você quer saber mais sobre como manter a saúde no período, confira nosso bê-á-bá para turbinar sua imunidade nessa estação:

 

1. Muito além da vitamina C

 

Um intestino saudável é capaz de absorver, com mais propriedades, todos os nutrientes necessários para manter nosso corpo em pleno funcionamento. Ou seja, quando a saúde desse órgão está comprometida, acabamos tendo consequências em várias outras funções do organismo. Você sabia que o intestino representa 90% da nossa imunidade?

 

A ingestão de alimentos prebióticos, por exemplo, ajuda a manter a saúde intestinal. Além deles, cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) são outros alimentos importantes para manter bem nosso intestino.

 

Leia também: como anda o seu intestino?

 

Cebola: rica em quercetina e alicina. Possui ação anti-inflamatória e antibacteriana.

Alho: vitaminas A, C e E. Atua na prevenção de gripes e resfriados.

Gengibre: rico em vitaminas B6 e C. Combate infecções na garganta.

Feijão, lentilha, grão-de-bico: ricos em ferro e zinco. Atuam na prevenção de doenças.

Frutas cítricas: laranja, bergamota, kiwi, morango, abacaxi, acerola, caju e tangerina são alguns exemplos e seu consumo é ideal para quem pratica esportes de alta performance. Essas frutas são ricas em fibras e vitamina C, que ajudam a aumentar a resistência e a produção das células de defesa do organismo e, além disso, contam com diversas propriedades anti-inflamatórias.

 

Leia também: Não sabe as frutas da estação? Confira as melhores opções de cada mês e tenha uma alimentação mais saudável!

 

 

  • O trio da imunidade

 

Nenhum alimento sozinho tem o poder de curar doenças, mas vale a pena investir em alguns que vão te ajudar a passar pelo período mais resistente. Além dos que já listamos acima, confira mais 3 alimentos poderosos para ajudar a manter em dia sua imunidade:

 

Cúrcuma: é anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, cicatrizante e tem como um dos seus princípios ativos a curcumina, que ajuda na imunidade.

 

Limão: nesse caso, o principal nutriente atuando na imunidade é a vitamina C. O limão tem ação antioxidante, alcalinizante e expectorante.

 

Mel: também tem ação anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante. Além de melhorar a imunidade, ajuda a reduzir a tosse, pois forma uma camada protetora na garganta. A geleia real também funciona como um coadjuvante na imunidade. É encontrada em cápsulas ou in natura em lojas de produtos naturais. Mas atenção: diabéticos não devem consumir mel, pois ele aumenta consideravelmente a glicemia.

 

2. Corpo e mente

 

Os hormônios liberados em situações de estresse podem diminuir a resistência do organismo. Por esse motivo, mantenha uma rotina de sono adequada e controle a ansiedade e o estresse. Lembre-se de reservar um espaço na rotina para fazer coisas que lhe tragam prazer: passar tempo com pessoas queridas, relaxar, colocar a leitura em dia, ouvir música...

 

Música, aliás, é uma ótima ideia se você está buscando um jeito rápido – e divertido – de impulsionar sua energia. Que tal aproveitar o momento para cantar ou dançar? Não precisa ser perfeito; aqui o que importa é se mexer.

 

Pratique alongamentos e, se estiver trabalhando de casa, faça intervalos para descansar e caminhar, mesmo que dentro do cômodo.

 

3. Para uma vida mais solar

 

Além de fortalecer os nossos ossos, a vitamina D proporciona um aumento na absorção de cálcio pelo sangue, pode auxiliar na prevenção de vários tipos de doenças oncológicas, regula a insulina e aumenta a imunidade, ajudando a evitar infecções.

 

Assim, procure pegar sol diariamente ou sempre que o tempo permitir. Para a síntese de vitamina D, 15 a 20 minutos diários, antes das 10h ou após as 16h, já são suficientes. Vale na sacada, na varanda, na janela, como for possível.

 

Gostou das dicas? Tem muito mais! Baixe o Unibook Saúde à prova de inverno e garanta todos os conhecimentos necessários para atravessar a estação com mais saúde. Clique aqui para baixar.