Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atividade física é qualquer
movimento corporal produzido pelos músculos que requeiram gasto de energia. Isso inclui as atividades feitas durante o trabalho, tarefas domésticas, brincadeiras, caminhadas etc.

 

Já o exercício físico é um tipo de atividade física, mas é planejado, estruturado
e repetido com o objetivo de melhorar ou manter um ou mais fatores do
condicionamento físico.

 

Apesar de recomendar a prática de exercícios regulares, a OMS deu destaque às atividades físicas cotidianas em suas novas diretrizes, especialmente em função das restrições da pandemia de Covid-19. “Devemos todos nos mover todos os dias – com segurança e criatividade”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

 

A prática de exercícios proporciona inúmeros benefícios para o corpo, mas a mente também ganha. Se você tem reclamado de falta de tempo para se movimentar, reflita melhor se de fato não consegue um horário na agenda para fazer caminhada, yoga, musculação, lutas marciais, natação ou andar de bicicleta. Seja qual for a atividade de sua preferência, ela pode impulsionar suas endorfinas, te distrair das preocupações diárias e aliviar o estresse.

Além de melhorar a saúde de modo geral, o exercício gera sensação de bem-estar e aumenta a dose diária de energia e disposição. Veja como as atividades atuam no seu organismo:

 

Produção de endorfinas
O exercício físico ajuda a aumentar a produção dos neurotransmissores do
bem-estar do cérebro, as famosas endorfinas. Para isso, não é necessário correr 20 quilômetros ou jogar uma partida inteira de futebol. Realizar uma trilha na natureza, fazer uma caminhada na praia ou andar de bicicleta pelo parque já contribuem para o bem-estar mental.

 

Concentração
Depois de uma caminhada com os amigos ou de algumas braçadas na piscina, você poderá perceber que as irritações do dia ficaram no esquecimento. Um dos motivos é que esteve concentrado apenas nos movimentos do corpo. Você poderá se dar conta, também, de que estar focado no presente, em uma única atividade, gera mais otimismo e energia, ajudando-o a se manter atento a tudo o que fizer.

 

Outros benefícios para te inspirar a começar
Já que a motivação é parte fundamental na adoção de um novo hábito,
apresentamos vários benefícios para lembrar você de que o exercício físico é
fundamental para sua saúde!

 

O primeiro é o condicionamento físico. A prática regular de exercícios ajuda seu corpo a ter mais disposição. Ela também melhora o sistema imunológico.
A atividade física regular ainda diminui o risco de doenças cardiovasculares (do
coração) e ajuda no combate a doenças crônicas. A redução de acúmulo de gordura corporal também é importante e evita a obesidade.

 

Como você já viu, as vantagens não são só físicas, mas também psicológicas! Fazer exercícios reduz o estresse, melhora o humor e promove a sensação de bem-estar com a liberação de hormônios benéficos para nosso organismo

 

Treino em casa para iniciantes

Que tal aprender alguns tipos de exercícios fáceis de fazer que não dependem de academia?

• Dançar;
• Levantamento de peso com saco de feijão;
• Pular corda;
• Elevação dos joelhos alternados com cotovelos;
• Agachamentos;
• Subir e descer escadas;
• Polichinelos;
• Alongamento;
• Prancha;
• Jogar videogames que estimulam movimentos.

 

São várias opções que não dependem de academia. Algumas não precisam nem de um equipamento, só do seu corpo! O melhor: esses exercícios podem ser feitos por iniciantes ou por quem treina há bastante tempo, a intensidade é o que muda.

 

*Informações retiradas do Unibook Exercício Físico: como começar. Baixe o material gratuito e confira outras dicas imperdíveis para começar a se exercitar!