Você sabia que um dos diferenciais no atendimento da Unimed Nordeste-RS é a nossa equipe multiprofissional? Composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais, essa equipe é essencial na recuperação de internados ao oferecer um atendimento completo e coordenado considerando todas as necessidades de cada paciente.
A equipe multiprofissional também é a responsável por humanizar o atendimento, proporcionando conforto, dignidade e a realização de desejos dos pacientes e seus familiares. Quer saber mais sobre a importância dessa humanização? Continue lendo e descubra como ela pode fazer a diferença na recuperação dos pacientes internados!
Equipe Multiprofissional: o que é e como ela influencia na recuperação do paciente
A equipe multiprofissional é formada por diversos profissionais de saúde que trabalham em conjunto para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. Um time de profissionais com médicos, enfermeiros, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, odontólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e capelania hospitalar que colaboram diariamente com seu conhecimento e habilidades para obter os melhores resultados em diagnóstico, tratamento e recuperação dos pacientes.
No atendimento diário, a partir da avaliação especializada de cada profissional, a equipe multiprofissional constrói um plano terapêutico individualizado para cada paciente. Esse plano inclui ações coordenadas e consistentes, que atendem às necessidades específicas de cada pessoa e contribuem para a obtenção de resultados efetivos no seu tratamento, reduzindo o tempo de internação.
Atendimento pediátrico humanizado. Você sabe como funciona?
Atendimento humanizado como diferencial para a recuperação
Além do melhor procedimento para cada paciente, outro diferencial do atendimento da Unimed Nordeste-RS é a humanização em todas as etapas do tratamento, com núcleos específicos de profissionais capacitados para atender pessoas autistas, pacientes que necessitam de linguagem de sinais e outras necessidades, como:
- Núcleo de Cuidados Humanizados, que garante o conforto e a dignidade do paciente e familiares para o enfrentamento em situações de doenças graves e ameaçadoras da vida, por meio do atendimento interdisciplinar e priorizando sempre o sujeito como centro do cuidado;
- Grupo de Humanização, focado em desejos de pacientes, familiares e cuidadores, atuando em datas comemorativas e em projetos específicos como o “Dia do Desejo”, onde o paciente tem atendido um pedido como visita de pet, refeições em família, entre outros;
- Grupo da Capelania, que oferece auxílio espiritual ao paciente e seus familiares.
Além dos grupos específicos, paciente e família têm sempre um canal de comunicação para atendimento das necessidades durante sua estadia por meio da plataforma Safety4me. Diálogo constante que contribuí para a segurança psicológica do internado e entes queridos, proporcionando sempre um atendimento completo e de qualidade, que atenda às necessidades de todos os envolvidos no processo de tratamento.