Hoje, 14 de outubro, é o dia escolhido para conscientizar colaboradores e pacientes sobre a importância da Mobilização Precoce no ambiente hospitalar - data escolhida pela proximidade com o Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro), que atua diretamente neste propósito. Essa abordagem é essencial para quem está internado no meio hospitalar.

 

Se você nunca ouviu falar sobre Mobilização Precoce, saiba que ela é uma terapia focada na recuperação funcional e tratamento de pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) ou com estadias prolongadas no ambiente hospitalar. A atuação do fisioterapeuta é fundamental nesse processo, já que por meio de exercícios físicos e atividades fora do leito é possível reduzir significativamente o tempo de recuperação desses pacientes.

 

A importância de se manter em atividade

A mobilização precoce surge a partir da necessidade de intervir rapidamente em pacientes que, por estarem em estado crítico, até então permaneciam imóveis. Uma condição que é muito nociva ao paciente, já que pode causar fraqueza muscular e perda de função, em situações mais extremas. Por meio da fisioterapia, estes pacientes são estimulados desde a sua internação até a sua alta hospitalar, proporcionando o retorno às atividades funcionais com o menor risco possível de limitações.

Aqui no complexo hospitalar da Unimed, o Serviço de Reabilitação atua 24 horas por dia na assistência direta aos pacientes internados seguindo o seguinte processo:

  • A partir da avaliação clínica e da discussão com a equipe multidisciplinar, é elaborado um planejamento fisioterapêutico individualizado;
  • Os pacientes recebem atendimento e, conforme indicações, podem ser deslocados até a sala de Reabilitação, localizada no 6º pavimento do bloco B.
  • Neste ambiente, contamos com uma estrutura cuidadosamente planejada para atender às diversas necessidades dos nossos beneficiários, dentre elas: escada de canto, barra paralela, bicicleta ergométrica e videogame.

 

Além disso, são utilizados recursos de cinesioterapia, eletroterapia e a gameterapia, que utiliza o videogame Xbox com o sistema Kinect (de captura de movimentos reais) com exercícios que estimulam de forma múltipla as habilidades corporais. Processo que tem auxiliado de forma significativa na redução do tempo de internação dos pacientes e na sua melhora funcional após a alta hospitalar.

 

Dia do Fisioterapeuta e da Mobilização Precoce

As ações de conscientização do Dia da Mobilização Precoce começaram no dia anterior, no dia do Fisioterapeuta, e se estendem ao longo de todo o dia 14 de outubro. Dentro do complexo hospitalar da Unimed Nordeste RS, a equipe de fisioterapia realizou diversas intervenções com pacientes, acompanhantes e colaboradores na sala de Reabilitação e nos corredores do hospital. O foco era sensibilizar a comunidade hospitalar sobre a importância da mobilização precoce. 

 

Confira fotos:

Crédito: Gislaine Schmitt