Nada mais normal que sentir vontade de ficar na cama durante os dias frios do outono e do inverno. Mas você sabia que além de uma questão de comodidade, essa vontade de ficar imóvel em temperaturas mais baixas tem uma explicação científica? Confira a seguir o porquê e veja como você pode evitá-la para ter um dia mais produtivo!

 

 

 

Leia também: passo a passo para mudar velhos hábitos e mudar de vida!

 

 

Por que sentimos preguiça em dias frios?

 

Por via de regra, em dias mais frios, o nosso corpo busca conservar o seu calor reduzindo o gasto de energia. Isso resulta naquela sensação de preguiça característica do outono e do inverno. Além disso, em qualquer momento do ano, a preguiça matinal é normal e faz parte da inércia do sono, um estado fisiológico onde o corpo ainda experimenta sensações de sonolência, desorientação e baixa habilidade motora logo após acordar.

 

 

 

Como ter um despertar mais rápido e menos preguiçoso

 

Embora seja uma boa sensação, deixar que a preguiça domine nosso dia pode afetar negativamente nossa produtividade e bem-estar. Por isso, confira uma sugestão de rotina matinal que irá te ajudar a combater a preguiça e ter um dia muito mais produtivo:

 

1 - Evite o botão de soneca do despertador

 

Embora tentador, apertar o botão de soneca e ficar mais um pouquinho na cama pode não ser tão bom assim. Essa prática faz com que a última meia hora ou mais de sono noturno seja fragmentada, prejudicando nossa disposição durante o restante do dia. Por isso, se possível, busque dormir mais horas e levantar prontamente assim que o despertador tocar.

 

 

 2 - Beba um copo de água logo pela manhã

 

A fadiga é um sintoma clássico da desidratação, e mesmo uma desidratação tão leve quanto a matinal pode causar sonolência, alterações na capacidade cognitiva e flutuações de humor. Comece o dia reidratando o corpo com um copo de água fresca assim que acordar e antes de se movimentar.

 

Saiba mais: Veja o que a água pode fazer pela sua saúde

 

 

 

 

 3 - Faça alongamentos corporais

 

Durante a noite, nossos músculos ficam literalmente paralisados (atonia) o que causa essa sensação de preguiça. Por isso, fazer um pequeno alongamento matinal é muito benéfico para iniciar o dia com muito mais energia, já que reativá-los libera endorfinas que estimulam a disposição.

 

 

4 - Tome um banho ou refresque o rosto com água

 

Para muitas pessoas, um banho matinal é essencial para realmente “acordar” pela manhã. Mas se para você um banho completo logo nas primeiras horas do dia não é algo atrativo, borrifar ou lavar o rosto com água fria auxilia na mudança de temperatura do corpo e pode te ajudar a sair da inércia do sono mais rapidamente.

 

 

 

5 - Não pule o café da manhã

 

Pular esta primeira refeição pode afetar negativamente a sua disposição e cognição ao longo do dia. Seu corpo necessita de energia para iniciar bem o dia e garantir o seu pleno funcionamento. Caso você frequente a academia pela manhã, é interessante comer logo depois, já que essa prática ajuda a:

- Queimar mais calorias (se esse for o seu objetivo);

- Acelerar o metabolismo;

- Evitar distúrbios estomacais.

 

Importante: reduza o consumo de açúcar pela manhã. Bebidas açucaradas com café, doces e cereais matinais podem levar ao clássico aumento e queda de açúcar no sangue, o que traz uma sensação de esgotamento ao longo do dia.

 

E, claro, uma boa alimentação também promove a melhoria da saúde, o bem-estar e melhora a sua disposição.

 

Confira como fazer melhores escolhas na hora de montar uma dieta equilibrada e aprenda a manter uma alimentação saudável no dia a dia!