A covid-19 é uma doença que pode comprometer múltiplos sistemas em nosso organismo. É consenso entre os especialistas que cerca de 10% dos pacientes infectados com quadros leves ou moderados são acometidos por sintomas, que duram 20 dias ou até mais.

No caso de internação hospitalar, principalmente em UTIs, esses sintomas podem atingir 60% dos pacientes, por um período de tempo bastante prolongado, segundo observam as equipes médicas.

Com a permanência desses sintomas, mesmo após a recuperação do novo coronavírus, muitos pacientes relatam sentir dores. Assim surge uma pergunta: há algo que possamos fazer para reduzir sua incidência? Para saber mais, continue lendo este texto.

Acupuntura como parte do tratamento multidisciplinar

Os relatos na literatura disponível já informam sobre danos causados pela covid-19 que se manifestam nos sistemas respiratório, musculoesquelético, sensorial e nervoso, cardiovascular, urinário, digestório e tegumentar (pele, cabelos, unhas, pelos).

Os sintomas aparecem principalmente naqueles que têm doenças preexistentes, como diabetes, cardiopatias (doenças no coração), pneumopatias (no pulmão), nefropatias (rins), etc.

A dor é frequente nos pacientes pós-covid e se mostra especialmente na forma de cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e dores articulares, com perda do condicionamento físico. De acordo com os especialistas, o tratamento desses pacientes requer atuação multidisciplinar, ou seja, uso de medicação, fisioterapia, psicoterapia e acupuntura, entre outros.

Nesse sentido, a acupuntura tem se mostrado valiosa para a recuperação dos pacientes, sendo utilizada para a melhoria dos mais diversos sintomas. Mas atenção: ela deve ser praticada por médico especialista familiarizado com as técnicas e atento ao quadro clínico do paciente.

Você sabia?

Com benefícios comprovados cientificamente, a acupuntura é uma especialidade médica que auxilia na melhora dos pacientes com diversas condições. De sintomas físicos (como dores musculares, hérnias, gastrites, cólicas menstruais, constipação) a doenças mentais (como ansiedade, depressão, insônia), a prática proporciona resultados surpreendentes, quando aplicada por um especialista capacitado.

A acupuntura funciona por meio da inserção de agulhas na pele, em locais específicos, a fim de estimular o organismo a promover a liberação de substâncias (chamadas de endorfinas) que auxiliam no combate à dor, à ansiedade e a outras doenças.

A Unimed Nordeste-RS oferece a especialidade aos seus beneficiários; ao todo, são 12 médicos cooperados na área de abrangência desta operadora de planos de saúde. Entre em contato e solicite uma consulta com um especialista