Que os alimentos são responsáveis por manter nosso corpo em pleno funcionamento você já sabe! Mas você já parou para pensar sobre a importância de uma dieta pensada de forma individual e personalizada, com todo cuidado e carinho, sem deixar de lado os momentos de prazer e tranquilidade quando comemos nosso prato preferido?

 

A comida está diretamente relacionada à nossa memória afetiva e à sensação de bem-estar, além, claro, da manutenção da nossa saúde. Todo mundo se sente melhor quando está bem alimentado e nutrido, então por que seria diferente com pacientes hospitalizados?

 

Comfort Food: Serviço de Nutrição e Dietética da Unimed Nordeste-RS beneficiou 152 pacientes em 2021


Quando se está em preparação ou até mesmo recuperação de alguma doença, tratamento ou procedimento, um cardápio preparado com cuidado faz toda a diferença no processo. E, no Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, existe um grupo multidisciplinar de profissionais atentos e qualificados, dedicados a oferecer as melhores opções para pacientes, acompanhantes, funcionários e outras pessoas que circulam pelas dependências do hospital.

 

Neste texto, saiba mais sobre como funciona este setor. As informações são da Vanessa Pazinato Dias, coordenadora do Setor de Nutrição e Dietética da Unimed Nordeste-RS.

 

O que é o Setor de Nutrição e Dietética da Unimed Nordeste-RS?

O SND contempla um diversidade de serviços alimentares oferecidos no complexo hospitalar e demais serviços próprios da Unimed, trabalhando de forma empenhada em oferecer refeições dedicadas a cada cliente. Possui como premissas o planejamento de cardápios que contenham insumos selecionados e frescos, sem conservantes, com o preparo mais próximo possível de cada horário, onde todas as etapas de produção são realizadas dentro da cozinha do hospital.

 

"Pra isso, iniciamos na homologação de nossos fornecedores, através de avaliação sanitária e origem dos ingredientes, sempre priorizando fornecedores locais com entregas diárias. A preparação das refeições dispõe de profissionais em constante capacitação, e leva em consideração hábitos e preferências alimentares dos clientes", conta Vanessa.

 

Sob o guarda-chuva do serviço de nutrição, contamos com a estrutura da nutrição clínica qualificada, com nutricionistas especialistas em áreas da saúde como terapia nutricional, oncologia, materno infantil, geriatria... "Assim, a equipe sempre avalia todos os pacientes internados e, diante da necessidade, individualizam o cuidado ao paciente para uma melhor recuperação", complementa a profissional.

 

A coordenadora também explica que, junto à assistência do paciente, o Setor de Nutrição e Dietética compõe a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). Esse grupo é formado por uma médica nutróloga, nutricionista, farmacêutica, enfermeira, fonoaudióloga e fisioterapeuta. A equipe responde por protocolos assistenciais e indicadores dos resultados prestados ao paciente, acompanhando os casos clínicos e definindo metas assistenciais ao pacientes.

 

Cuidados multidisciplinares, centrados no paciente

Além dos profissionais mencionados anteriormente, o grupo conta com técnico de nutrição, almoxarife, cozinheiro e auxiliar de nutrição. É uma equipe completa e focada em cuidar de cada paciente conforme suas necessidades. "Sem sombra de dúvidas, o grande diferencial está na qualificação da equipe técnica e no cuidado centrado ao paciente, onde a experiência do paciente é única, individualizada", salienta Vanessa.

 

A equipe de fonoaudiologia, por exemplo, está vinculada ao serviço de nutrição, onde o papel fundamental desse profissional é avaliar o processo de deglutição dos pacientes, minimizando o risco de broncoaspiração pulmonar. Esse apoio é fundamental para reabilitar pacientes com uso de dieta enteral e a proximidade dos profissionais auxilia a engajar ações e a sugerir, juntamente à produção dos alimentos, as adaptações necessárias na dieta.

 

E quanto ao estereótipo de comida "de hospital"? "Também contamos com nutricionistas com experiência em qualidade dos alimentos e gastronomia hospitalar, garantindo a segurança alimentar em todas as etapas de produção, mas sem deixar de trazer conceitos de gastronomia aplicada a ambientes hospitalares", comenta Vanessa. "Sabemos o quanto a nutrição tem papel fundamental na recuperação do paciente e, por isso, a nutrição hospitalar precisou passar por uma transformação conceitual. Antes, a fama era de dieta insossa, sopas e caldos pobres em nutrientes, servidos até o final da tarde, deixando o paciente muito tempo sem refeição. Aqui, os nutricionistas avaliam cada caso e, sempre que possível, flexibilizam as restrições que prejudicam o paladar dos pacientes."

 

O conceito Comfort Food

Para quem está internado, a comfort food (ou comida confortável) proporciona bem-estar e benefícios no processo de recuperação, além de melhorar o astral e a disposição dos pacientes. A Unimed Nordeste-RS possui um programa especializado na oferta dessas refeições aos pacientes.

 

Comfort Food: Serviço de Nutrição e Dietética da Unimed Nordeste-RS beneficiou 152 pacientes em 2021

 

"São desejos dos pacientes, como comer o sagú da avó ou o bolo de fubá da receita da família. Isso traz emoções e memória afetiva e sim, pode ajudar na recuperação do paciente. Muitas vezes, o paciente passa datas importantes na internação hospitalar, como o aniversário, Dia das Mães ou até as festas de final de ano. Aí que entramos com o Programa Comfort Food. O mesmo vale para quando o paciente está com uma internação prolongada ou passando por um tratamento com muitas internações", ressalta a coordenadora.

 

Para garantir o funcionamento de todos esses processos, a área de produção conta com fluxos muito bem definidos, desde o recebimento dos insumos, cadeia fria para armazenamento, cozinha dietética separada, áreas de manipulação de carne climatizada, área de preparo de sobremesas e confeitaria e muito mais.

 

"Essa preocupação vem de conceitos na concepção do projeto de ampliação da nova área do Complexo, com início em 2019", informa Vanessa. "Além disso, a preocupação com a sustentabilidade está no nosso dia a dia. Iniciativas como filtros de água nos quartos e horta para temperos sem agrotóxicos demonstram nossa preocupação com a comunidade e nosso cliente, com o desejo de oferecer melhor experiência na sua internação hospitalar. Assim é o nosso jeito de cuidar Unimed!"

 

Agora que você já sabe mais sobre o Serviço de Nutrição e Dietética, não se esqueça de acompanhar nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!