O queridinho dos ingleses parece que também é uma preferência mundial. O chá, quente ou gelado, é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando apenas atrás da água. Que tal conhecer um pouco mais dessa tradição milenar que cai como uma luva para o friozinho do inverno?

 

Chás e infusões: qual a principal diferença?

Todo chá é uma infusão, mas nem toda a infusão é um chá. Isso porque uma bebida só pode ser considerada um chá quando acontece a infusão de uma planta, de origem chinesa, chamada *Camellia Sinensis*. Esse é o caso do chá
branco, chá verde, chá amarelo, chá oolong, chá preto e chá escuro.

 

Todos os demais, portanto, são infusões. Ou seja, os conhecidos chás de camomila ou lavanda, por exemplo, deveriam ser chamados de infusão de camomila ou infusão de lavanda.

 

Quais são os benefícios

São muitos, dependendo da planta que é utilizada. Podem ter efeito calmante, auxiliar na digestão ou no alívio de sintomas como os do resfriado. Alguns são antioxidantes e por aí vai!

 

Onde e como comprar?

Dê preferência às plantas frescas ou secas compradas em supermercados ou
em casas de produtos naturais. No caso das plantas secas, certifique-se que elas estão bem embaladas para evitar possíveis contaminações. Assim,
você terá um efeito melhor.

 

Como fazer?

- Adicione a erva ou a planta escolhida (1 colher de sopa, com exceção do chá verde, que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) na xícara.
- Acrescente a água fervente e abafe por 10 minutos.
- Coe e beba quente ou frio.

 

Dicas para preparar e servir

1. Para não interferir no sabor, opte pela água mineral.
2. Não utilize água fervente diretamente nas folhas para não queimá-las.
3. Se você não conseguir segurar a xícara com a palma da mão, devido ao calor, dificilmente conseguirá ingerir a bebida.

 

Baixe o Unibook: Chás e confira receitas incríveis para aproveitar a bebida neste inverno!