A resposta curta é: sim. A sopa pode ser uma excelente opção para o jantar. Quando preparada adequadamente, é possível combinar todos os nutrientes essenciais em um único prato, proporcionando uma refeição altamente nutritiva e deliciosa. Aprenda agora mesmo a preparar uma sopa incrível e repleta de nutrientes necessários para uma refeição completa.

 

Veja também: vamos montar juntos um prato saudável?

 

Por que a sopa é uma ótima opção para o jantar?

Uma das suas principais vantagens é ser um alimento fácil de ser digerido, uma opção ideal para se comer à noite, quando o nosso organismo tende a desacelerar.

 

Diferenças entre sopa, caldo e creme

Antes de descobrirmos como transformar nossa sopa em uma refeição altamente nutritiva, é essencial compreender as diferenças sutis entre esses três tipos de pratos:

 

Caldo: de forma geral, esse prato é uma água temperada. Uma opção nutritiva, porém, mais leve e que pode ser utilizada como base para outra receita;

 

Creme: mais encorpado, o creme é obtido a partir da redução dos ingredientes após o seu cozimento. Pode levar algum tipo de queijo ou leite em sua composição;

 

Sopa: a mais nutritiva das três opções, uma boa sopa traz carboidratos, proteínas e gorduras, sustentando uma refeição do ponto de vista nutricional.

 

O que uma boa sopa deve ter?

Agora que você sabe diferenciar esses três tipos de pratos, ficou fácil entender como uma boa sopa deve ser: leve, natural e balanceada.

 

De forma geral, uma sopa deve levar dois tipos de nutrientes para ser uma ótima refeição:

 

Macronutrientes: proteína, gorduras boas e carboidratos;

 

Micronutrientes: vitaminas e minerais.

 

Um bom exemplo é uma sopa de legumes. Devido a sua base, ela é rica em antioxidantes e fibras. Para deixá-la ainda melhor, vale incorporar um carboidrato, como macarrão ou batata ou arroz e incluir uma proteína de sua preferência, seja ela vegetal (cogumelo, grãos) ou animal (carne, frango ou queijo).

 

Outro exemplo: em uma sopa de abóbora, o principal ingrediente é rico em vitaminas A, C e E, além de carboidrato e fibras. Para completar, você pode colocar frango ou grão-de-bico e assim garantir a porção de proteína necessária.

 

Viu como é fácil? Confira mais receitas altamente nutritivas e fáceis de preparar em nosso Unibook “Sabores do Inverno”. Clique e baixe gratuitamente!