Você prefere abacate em receitas doces ou em pratos salgados? Se há alguns anos a pergunta era quase impensável no Brasil, hoje já se apresenta como um novo tema de debate à mesa.

Até poucos anos atrás, os brasileiros consumiam a fruta basicamente em cremes e vitaminas adocicadas. Mas isso mudou depois da popularização da guacamole, a pastinha mexicana feita de abacate temperado com tomate, cebola, coentro, azeite, sal e pimenta.

E não parou por aí. A versatilidade do abacate tem sido comprovada em muitos outros pratos.

 

Vamos conhecer mais sobre essa fruta?

 

Propriedades nutricionais do abacate: benefícios para a saúde

 

Começamos por desfazer um mito: o abacate, sozinho, não engorda. Claro que quando é adicionado açúcar nas receitas doces, a quantidade de calorias aumenta. Porém, dentro de uma alimentação equilibrada e sem exageros, isso não representa danos à saúde.

Além de ser uma boa fonte de energia para o organismo, o abacate contém potássio, vitaminas A e C, e equivalente de folato (ácido fólico). Com potencial antioxidante, a fruta é um bom auxiliar para a saúde de ossos e dentes e ainda atua na redução da fadiga mental.

 

Abacate: contém gordura (do bem!)

Muitas vezes, o abacate é tido como vilão pela presença de gorduras na fruta. Mas são gorduras benéficas para a saúde. Como se vê na tabela acima, o abacate é uma ótima fonte de gordura monoinsaturada. Isso ajuda na manutenção de níveis apropriados de colesterol bom (HDL) no sangue. A propriedade antioxidante do abacate também impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e seu acúmulo nas artérias.

 

Qual é a diferença entre abacate e avocado?

Diferença entre avocado e abacate

 

Avocado é a palavra em inglês para abacate. Mas o avocado também é considerado um tipo de abacate, menor que o abacate tradicional, com a casca rugosa e que fica preta quando a fruta está madura. A polpa do avocado é mais consistente e um pouco mais amarga que a do abacate tradicional.

Já os abacates mais comuns no Brasil têm a casca lisa e verde (mesmo quando maduros), e a polpa cremosa e levemente adocicada.

 

Para além da sobremesa e da guacamole

 

Versatilidade é com ele mesmo.

- O abacate amassado aparece em receitas de risotos, molhos de massas e no lugar da maionese em saladas e sanduíches.

- O avocado toast consiste de um pão torrado, coberto com pasta de abacate, ovo estalado e rodelas de tomate e salsinha e é sucesso em mesas de café da manhã e brunch (aquele café tardio, na hora do almoço).

- Cortado em cubos ou fatias, ele combina com saladas, pokes ou carpaccio.

 

Para receitas que pedem cortes mais precisos em cubos ou fatias da fruta, a consistência do avocado é mais apropriada. Já para os cremes e vitaminas, o abacate tradicional é o mais indicado por ser naturalmente mais cremoso.

Apesar da textura e do tamanho diferentes, é possível fazer a substituição em receitas de um tipo pelo outro. Nesse caso, é necessário apenas fazer ajustes de quantidade.

 

 

Abacate: como comprar e armazenar

 

Na hora de comprar abacate, dê preferência para os mais firmes. Ele continua amadurecendo, mesmo depois de colhido. Quando a fruta estiver macia ao toque, está pronta para o consumo. No caso do avocado, além de macio, a casca estará preta.

Para amadurecer, deixe na fruteira, fora da geladeira. Não acelere o processo abafando com jornal ou no forno. Isso pode fazer com que a fruta estrague antes de amadurecer.

Se ao apertar, a casca amassa ou afunda, é sinal que o abacate já passou do ponto.

 

O abacate maduro dura de 4 a 7 dias na geladeira. Depois de cortado, deve ser consumido rapidamente para não oxidar (fica escuro). Para desacelerar esse escurecimento, adicione gotas de limão à sua receita.

 

Ficou com vontade de comer abacate? Ele é um dos ingredientes dessa receita de poke refrescante e nutritivo. Confira!

 

 

 

Fonte: Unimed do Brasil