O que vem à sua mente quando falamos em alimentos típicos do inverno? Na nossa região, é comum encontrarmos delícias como pinhão, sopas e a fruta mais clássica da estação, a bergamota.

Mas você sabia que a bergamota possui diversos benefícios para a nossa saúde? Continue a leitura e confira 8 razões para incluir o fruto na sua alimentação. O material foi desenvolvido pelas nutricionistas Karen Pissetti e Annelise Fochesatto, da Medicina Preventiva da Unimed Nordeste-RS.

 

Um pouco sobre a bergamota

A bergamota, conhecida também como mexerica, mimosa, mandarina ou pelo nome científico de *Citrus deliciosa Tenore,* é uma fruta da família das tangerinas, sendo rica em vitamina C, vitamina A e antioxidantes que ajudam a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes, câncer, anemia ou infarto.

Além disso, a bergamota ainda tem ótimas quantidades de potássio, fibras e água, que ajudam na eliminação das fezes e no controle dos níveis de glicose no sangue, combatendo e evitando a prisão de ventre e a diabetes.

A bergamota é menor, mais achatada e tem a casca mais lisa e fina que outros tipos de tangerina e pode ser encontrada em feiras ou supermercados, sendo normalmente consumida em sua forma natural, em sucos, licores, saladas, bolos ou molhos. Já a casca e a folha da bergamota podem ser usadas em chás e em óleos essenciais, que são comercializados em lojas de produtos naturais.

Existe outro tipo de bergamota, conhecida como “bergamota verde” ou pelo nome científico de Citrus bergamia. Este tipo de bergamota é pouco conhecido, sendo usado somente para a produção de óleos essenciais.

 

1. Controla e previne diabetes


Comer a bergamota com o bagaço ajuda a controlar e prevenir a diabetes, pois a pectina, que é a fibra presente na fruta, ajuda a diminuir a velocidade de digestão dos alimentos e a absorção de açúcar no intestino, controlando os níveis de glicose e do hormônio insulina no sangue.

Além disso, por ser rica em fibras solúveis, a bergamota promove a saciedade, diminuindo a fome e a vontade de comer doces.

 

2. Diminui triglicerídeos e colesterol

As folhas e cascas da bergamota são ricas em óleos essenciais antioxidantes, como limoneno e o terpineno, que combatem os radicais livres, evitando a oxidação das células de gordura e diminuindo os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue. Além disso, a fibra pectina, presente em grandes quantidades na bergamota, reduz a absorção no intestino de gordura dos alimentos, diminuindo os níveis de colesterol total e colesterol LDL, prevenindo doenças como aterosclerose e infarto.

 

3. Promove a perda de peso

A bergamota é rica em fibras solúveis e água, que atuam prolongando a saciedade e diminuindo a fome, promovendo, assim, a perda de peso.

Além disso, a fruta também tem poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir no cardápio para quem deseja perder peso.

 

4. Ajuda no tratamento do estresse e ansiedade

Os óleos essenciais de bergamota têm ação calmante no sistema nervoso central, melhorando o humor e diminuindo a frequência dos batimentos cardíacos, sendo uma boa opção para o tratamento do estresse e da ansiedade.

 

5. Previne e controla a pressão alta

Por ser rica em água e potássio, a bergamota é uma fruta que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, prevenindo e controlando a pressão alta. 

A bergamota também é rica em antioxidantes, como a vitamina A e vitamina C, que combatem e previnem o excesso de radicais livres no organismo, mantendo a saúde das artérias e melhorando a circulação de sangue.

 

6. Mantém o bom funcionamento do intestino

A bergamota é uma fruta rica em pectina, uma fibra prebiótica que serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, mantendo o bom funcionamento do intestino.

A fruta também é rica em água, que, junto com as fibras, ajuda a formar o bolo fecal e facilita a eliminação das fezes.

 

7. Auxilia no tratamento da anemia

Por ser rica em vitamina C, a bergamota ajuda na absorção de ferro dos alimentos, especialmente o ferro presente em leguminosas e vegetais, ajudando na formação da hemoglobina e tratando a anemia.

 

8. Previne o câncer

A bergamota é rica em antioxidantes como o ácido cítrico, a vitamina C, vitamina A, flavonoides e óleos essenciais, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando no combate ao câncer.

Um lembrete importante (principalmente aos diabéticos): apesar de todos esses benefícios, fique atento à quantidade ingerida de uma única vez. Na dúvida, consulte seu nutricionista.

 

Agora que você já sabe mais sobre os benefícios da bergamota, não se esqueça de acompanhar nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!